Filme Histórico ABAS LARGAS

Filme "Os Abas Largas"

O Regimento de Polícia Montada “Regimento Coronel Pillar” - 1° RPMon foi criado em 1892 como um exército estadual participando ativamente das diversas convulsões revolucionárias que assolaram o Estado e a Pátria. Em 1955, transformou-se em Regimento de Polícia Rural Montada, sendo preparado como uma verdadeira Tropa de Elite para combater os ladrões de gado e para atender as diversas necessidades do gaúcho da zona rural.

Em 1970, o “1° Regimento de Polícia Rural Montada” passa a executar o serviço de policiamento ostensivo e em 1974 denomina-se “1° Regimento de Polícia Montada - Rgt Cel Pillar”. Hoje exerce atividades para garantir a ordem e a tranqüilidade pública, a segurança das pessoas e do patrimônio público e privado.
Sanin Cherques, diretor cinematográfico filmou em 1962 o longa-metragem, OS ABAS LARGAS, uma ficção inspirada nas atividades desenvolvidas pelo Regimento de Polícia Rural Montada da Brigada Militar de Santa Maria. Para realizar a obra contou com a experiência do ator Edmundo Cardoso e da Escola de Teatro Leopoldo Fróes, dos policiais da Brigada Militar e das locações de Santa Maria, Porto Alegre, Tupanciretã e Camaquã. Seu título está condicionado à denominação popular recebida pelo efetivo do Regimento Rural que tinham tendo como peça de fardamento seu característico chapéu de amplas abas.
O Centro Histórico Coronel Pillar-CHCP, a Casa de Memória Edmundo Cardoso e o Santa Maria Vídeo e Cinema trabalham a quase uma década na manutenção e recuperação da única cópia do filme, em 35mm, que é considerado o primeiro longa-metragem de Santa Maria. Esta cópia está, adequadamente, guardada na Cinemateca Brasileira de São Paulo.
Nestes anos muitos foram os contatos e informações trocadas e o grupo conseguiu as autorizações das herdeiras do senhor Sanin, concedendo a restauração e a utilização do filme como um bem cultural. Todo o trabalho, apesar de demorado, não foi em vão. A Cinemateca Brasileira concedeu uma cópia do longa-metragem recuperado, em DVD.
Diante disso, o grupo decidiu fazer uma exibição-debate do longa-metragem OS ABAS LARGAS, de Sanin Cherques durante o 11º Santa Maria Vídeo e Cinema. A sessão ocorrerá em 10 de abril, quarta-feira, às 15h30min, no auditório João Miguel de Souza, na CESMA. 
Fonte: Extraído Facebook de Maria Candida Skrebsky- 04/04/2013

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *